segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A páginas tantas (5)

Olá Princesas!

Li este livro quando andava no secundário (já não me recordo do ano), fazia parte da lista daqueles livros de leitura obrigatória que a maioria dos alunos dispensava ler e optava por dar só uma vista de olhos nos resumos que ia encontrando pela internet (também eu adoptei muitas vezes essa técnica, nem todos os livros de leitura obrigatória  me suscitavam grande interesse)...


O livro chama-se "Amor de Perdição (memórias de uma família)" e foi escrito por Camilo Castelo Branco a minha edição (igual à da ilustração) é da Porto Editora e para além da obra em si trazia integrada os resumos dos diferentes capítulos, fichas de leitura, explicações acerca da obra e sua simbologia e a caracterização física e psicológica das personagens (tinha também a função de apoio ao estudo). 
De todos os livros que fui "obrigada" a ler durante o meu secundário este e "Os Maias" foram os que mais me marcaram, assumindo até um lugar entre os meus livros favoritos.

O "Amor de Perdição" conta a história de Simão e Teresa, dois vizinhos de Viseu, oriundos de duas   famílias distintas que nutrem um "ódio de estimação" entre si.
Como "o fruto proibido é o mais apetecido", Simão Botelho e Teresa Albuquerque apaixonam-se e iniciam um relacionamento às escondidas.
Entre juras de amor e namoro à janela o romance entre estes dois jovens torna-se cada vez mais evidente o que origina desconfiança pela parte de ambas as famílias, que tudo fazem para lhe pôr fim.

Mas será que o amor é mais forte e consegue vencer todos os obstáculos? 

O livro de Camilo de Castelo Branco foi já fonte de inspiração para dois filmes portugueses: "Amor de Perdição", um filme do ano de 1943,  e mais recentemente "Um amor de perdição", uma adaptação do livro aos dias de hoje (que a mim não conseguiu convencer).



E vocês princesas, já leram este livro? Também choraram tanto como eu com o desenrolar da história?

Beijinho 

4 comentários:

  1. Nunca li e confesso que esta versão do livro também não me despertou grande interesse de ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme mais recente é bastante confuso, fez o meu cérebro "dar um nó", o mais antigo vi na escola quando estava a estudar a obra e apesar de ser fiel ao livro, não consegui gostar, talvez por achar os filmes antigos deste género bastante aborrecidos... Mas do livro gostei muito, fartei-me de chorar ao lê-lo. :)

      Eliminar
  2. Tenho o livro em casa e nunca lhe toquei... vou ver se o leio (:

    ResponderEliminar

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥